Noe News - O Portal de Notícias do Grupo Noe

LinkNoeTopo
collapse

Trump limita 'serviços multilíngues' em agências federais nos EUA

2025-07-15  Paulo Ricardo  138 views
Trump limita 'serviços multilíngues' em agências federais nos EUA

O governo do presidente americano, Donald Trump, anunciou que reduzirá os “serviços multilíngues” oferecidos por agências federais a pessoas que não dominam o inglês. A medida é considerada mais um golpe contra imigrantes, pois pode dificultar o acesso desses grupos à saúde, à Justiça e a outros serviços essenciais.

Desde o ano 2000, por uma ordem do então presidente Bill Clinton, as agências federais eram obrigadas a garantir o acesso igualitário aos serviços, inclusive para quem não fala inglês fluentemente, com base em uma lei de direitos civis que proíbe discriminação por origem.

Agora, Trump decretou que o inglês será considerado o idioma oficial do país. No entanto, cada agência federal poderá decidir como aplicar essa política. O Departamento de Justiça, por exemplo, divulgou diretrizes para a implementação do decreto, recomendando que se faça um levantamento interno dos serviços oferecidos em outros idiomas e que eles sejam progressivamente eliminados, caso considerados “desnecessários”.

Segundo o governo, o foco será em fortalecer o domínio do inglês entre os imigrantes, o que, segundo a administração, promove “unidade cívica” e empodera os novos americanos. O texto ainda afirma que haverá espaço para a “diversidade linguística” nos âmbitos privado e comunitário — mas não nos serviços federais.

Organizações de defesa dos direitos civis demonstraram preocupação. Elas alertam que a medida pode afetar, por exemplo, pacientes que hoje contam com tradução simultânea em hospitais ou pessoas que precisam de ajuda para preencher documentos oficiais, como formulários eleitorais.

Além disso, Trump também impôs uma regra, em maio, exigindo que caminhoneiros dominem o inglês para exercerem a profissão. De acordo com o censo de 2023, mais de 26 milhões de pessoas nos EUA falam inglês em nível abaixo de “muito bom”. Entre elas, 16 milhões falam espanhol em casa e têm dificuldades com o idioma oficial.

Assim como em seu primeiro mandato, Trump também fechou a versão em espanhol do site da Casa Branca logo após retornar ao poder em janeiro de 2025, reforçando sua política de priorização do inglês no espaço público.


Share: