
Yeonsoo foi presa por agentes federais logo após sair de uma audiência de rotina sobre seu visto, realizada na última quinta-feira (31), em Nova York.
Natural da Coreia do Sul, Yeonsoo vive nos Estados Unidos desde 2021, quando se mudou com a mãe, a reverenda episcopal Kyrie Kim, para Nova York. No momento da detenção, estava acompanhada da mãe, que presenciou a abordagem dos agentes do ICE na saída do tribunal de imigração na Federal Plaza, em Manhattan.
Segundo seu advogado, a audiência seria um procedimento técnico para discutir a extensão do visto de Yeonsoo, ainda válido até dezembro deste ano. O juiz marcou uma nova data para outubro. No entanto, ao sair do prédio, ela foi surpreendida e levada sob custódia imediata.
O Departamento de Segurança Interna (DHS), por sua vez, alegou que Yeonsoo “excedeu o prazo de permanência de um visto que expirou há mais de dois anos” e que ela foi colocada em processo de remoção acelerada. A versão, no entanto, é contestada por seus representantes legais.
A prisão mobilizou líderes religiosos, defensores dos direitos dos imigrantes e membros da comunidade local. Manifestantes depositaram flores nas grades do tribunal e organizaram protestos durante o fim de semana. O namorado de Yeonsoo, Leo Chu, relatou que ela está emocionalmente abalada: “Ela estava de coração partido”, disse.
O reverendo Matthew Heyd, da Diocese Episcopal de Nova York, denunciou as condições de detenção no prédio da 26 Federal Plaza, onde, segundo ele, não há chuveiros, camas ou refeições adequadas. “Essas detenções não são apenas ilegais, são imorais”, afirmou.
A Coalizão de Imigração de Nova York alertou para o aumento de detenções similares após audiências. O presidente da organização, Murad Awawdeh, recomendou que imigrantes com processos em andamento busquem orientação do Escritório de Novos Americanos e considerem realizar audiências de forma virtual, quando possível.
Enquanto isso, familiares, amigos e membros da comunidade seguem mobilizados pela libertação de Yeonsoo e denunciam a criminalização de jovens imigrantes que tentam regularizar sua situação nos Estados Unidos.