
Os recursos fazem parte do Massachusetts Municipal Public Safety Staffing Program, programa anual voltado a municípios que atendem critérios da Assembleia Legislativa. Neste ano, os valores foram liberados de forma emergencial após o incêndio em Fall River em 13 de julho, que deixou 10 mortos e 30 feridos.
“Esse programa garante que cidades com maior necessidade tenham acesso a recursos para contratação de profissionais de segurança pública”, afirmou Healey. A vice-governadora Driscoll destacou que o investimento ajuda a proteger a população e os próprios profissionais de emergência.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Terrence Reidy, os recursos dão mais autonomia aos municípios para direcionar os investimentos conforme as necessidades locais. O programa foi flexibilizado, permitindo uso dos fundos por até 17 meses, de agosto de 2025 a dezembro de 2026.
Fall River receberá mais de US$ 1,6 milhão, sendo a cidade com maior repasse. Também foram beneficiadas Brockton, Lowell, Lynn, Malden, Somerville, Newton, Haverhill, Lawrence e Framingham.
“Esses recursos são vitais para mantermos o efetivo de policiais e bombeiros que nossa cidade precisa para garantir a segurança da população”, declarou Paul Coogan, prefeito de Fall River.