Agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) realizaram uma operação em um lava-jato na Filadélfia, que resultou na prisão de sete imigrantes em situação irregular, segundo comunicado oficial da agência.
A ação ocorreu em 28 de janeiro na Complete Autowash, após denúncias de que trabalhadores estariam sendo explorados no ambiente de trabalho. Durante a operação, agentes do ICE identificaram, entrevistaram e detiveram sete estrangeiros por infrações às leis de imigração. Eles permanecem sob custódia, aguardando procedimentos de remoção.
Um alto funcionário do ICE expressou surpresa com a operação, descrevendo-a como “Uau”, conforme relatado pelo correspondente nacional da Fox News, Bill Melugin. O jornalista destacou que operações desse tipo não estavam ocorrendo durante o governo Biden.
O czar da fronteira do presidente Donald Trump, Tom Homan, reiterou que qualquer pessoa em situação irregular nos EUA pode ser alvo dessas ações, independentemente de ter ou não antecedentes criminais.
O ICE confirmou que dos detidos, seis são do México e um da República Dominicana.
Declarações Oficiais
O diretor interino do escritório de Operações de Fiscalização e Remoção da Filadélfia, Brian McShane, destacou a importância da operação para a segurança pública e nacional.
“A execução bem-sucedida desta fiscalização evidencia nosso compromisso com a proteção das comunidades contra ameaças potenciais, aplicando rigorosamente as leis de imigração dos Estados Unidos”, afirmou McShane.
Desde o início da nova administração Trump, o ICE intensificou sua repressão à imigração ilegal, resultando na prisão de mais de 7.400 pessoas em apenas nove dias em diferentes estados do país.