
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva, nesta quinta-feira (24/7), que busca facilitar a hospitalização forçada de moradores de rua que sofrem de doenças mentais e dependência química como forma de combater o que o governo Trump chama de “vadiagem que ameaça as ruas das cidades dos EUA”.
A ordem executiva pressiona agências federais a anularem precedentes legais estaduais e federais que limitam como governos podem internar involuntariamente pessoas que representam um risco para si mesmas ou para outras pessoas.
“Entregar nossas cidades e cidadãos à desordem e ao medo não demonstra compaixão nem pelos moradores de rua nem por outros cidadãos”, diz trecho da ordem.
A Casa Branca afirmou que “Trump assinou uma Ordem Executiva para restaurar a ordem nas cidades americanas e remover indivíduos sem-teto de nossas ruas, redirecionando recursos federais para programas que combatem o abuso de substâncias e retornando à necessidade urgente de comprometimento civil”.
Em fevereiro, Trump informou que notificou a prefeita de Washington, D.C., a democrata Muriel Elizabeth Bowser, para que ela faça uma “limpeza” nos acampamentos “feios” de moradores de rua.
“Notificamos a prefeita de Washington, D.C. que ela deve limpar todos os feios acampamentos de moradores de ruas na cidade, especificamente incluindo aqueles fora do Departamento de Estado e perto da Casa Branca”, postou Trump.