
sse dado se refere ao "payroll", um dos principais indicadores mensais do mercado de trabalho americano, elaborado pelo Bureau of Labor Statistics (BLS). Ele mede a evolução do emprego, excluindo o setor agrícola, e tem forte peso nas decisões de política monetária do país.
O que mostra o relatório
Empregos criados: 73 mil
Expectativa do mercado: 106 mil
Taxa de desemprego: 4,2% (estável)
Empregos criados em junho: 147 mil
Importância do dado
A força do mercado de trabalho é um dos principais parâmetros analisados pelo Federal Reserve (Fed) na definição da taxa de juros. Um mercado mais aquecido costuma pressionar a inflação, o que pode levar o Fed a manter ou elevar os juros. Por outro lado, dados fracos como os de julho reforçam a possibilidade de cortes de juros nos próximos meses.
Atualmente, a taxa de juros nos EUA está entre 4,25% e 4,5% ao ano, mantida pelo Fed na última reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto).
A inflação ficou em 2,7% (anual) em junho, acima dos 2,4% de maio, mas ainda abaixo dos 3% registrados até julho de 2024. A meta de inflação do Fed é de 2% ao ano.
Análise de especialista
De acordo com André Valério, economista sênior do Banco Inter, o desempenho do mês foi sustentado principalmente pelos setores de saúde e educação, que somaram 79 mil novas vagas. Já os setores mais sensíveis ao ciclo econômico tiveram desempenho fraco. Apenas o de transporte apresentou recuperação, com 11 mil novos postos — o primeiro resultado positivo desde fevereiro de 2025.
Segundo Valério:
“O dado sugere uma economia paralisada pela incerteza, mas ainda não em recessão, já que o desemprego segue em patamar relativamente baixo.”
Ele também destacou que o chamado "Dia da Libertação", feriado adotado em alguns estados, pode ter impactado o ritmo de contratações, além de indicar tendência de revisões sucessivas para baixo nos próximos meses.
O que esperar dos juros?
Para Valério, com mais um dado fraco como esse, o Fomc poderá cortar os juros já em setembro, mesmo diante de riscos inflacionários que ainda serão monitorados, como impactos de tarifas sobre os preços nas próximas leituras da inflação.