O dólar voltou a operar em baixa nesta sexta-feira (31), refletindo a divulgação de novos dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e a expectativa dos investidores pelos números da inflação nos Estados Unidos.
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,2% no quarto trimestre de 2024, uma leve redução em relação aos 6,4% registrados no trimestre anterior, conforme apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE nesta manhã.
No acumulado do ano, a taxa média de desemprego ficou em 6,6%, representando uma forte queda em comparação aos 7,8% de 2023. Segundo o IBGE, esse é o menor índice anual de desocupação registrado desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.
Inflação nos EUA Dentro das Expectativas
Nos Estados Unidos, o indicador de preços PCE, que mede a inflação considerando apenas os produtos e serviços mais consumidos pelos americanos, registrou uma alta de 0,3% em dezembro, fechando 2024 com um aumento acumulado de 2,6%, dentro das projeções do mercado financeiro.
Esse índice é considerado o principal termômetro de inflação utilizado pelo Federal Reserve (Fed) e influencia diretamente as decisões sobre taxas de juros nos EUA.
Além dos dados econômicos divulgados nesta sexta-feira, o mercado também segue atento às decisões sobre juros no Brasil e no exterior, bem como aos recentes discursos do presidente Lula, feitos na quinta-feira (30), e às últimas movimentações do presidente dos EUA, Donald Trump.